
Dra. Marta Amaro
Criadora do Método Corpo Integrado®
A minha história
Durante mais de 20 anos acompanhei pessoas com dor.
Como fisioterapeuta e osteopata, vi milhares de casos diferentes. E, apesar dos resultados clínicos, havia uma pergunta que voltava constantemente:
Porque é que algumas pessoas melhoravam e outras continuavam presas aos mesmos sintomas?
Foi essa pergunta que me levou a procurar para além da estrutura física.
Com o tempo, deixei de olhar apenas para a dor localizada e comecei a observar o corpo como um sistema integrado, profundamente influenciado pela sua história, pelas experiências vividas, pelas emoções não processadas e pela forma como o Sistema Nervoso se adapta ao longo da vida.
Percebi que muitos sintomas não eram o problema.
Eram apenas a forma que o corpo encontrava para comunicar algo mais profundo.
Quando a vida também me atravessou
Mas houve um momento em que esta procura deixou de ser apenas profissional.
A perda da minha mãe, com apenas 51 anos, e mais tarde a do meu pai com 59 anos, transformaram profundamente a forma como compreendia o corpo, a saúde e a própria vida.
Comecei a questionar aquilo que permanece dentro de nós quando determinadas experiências não são vividas, expressas ou integradas.
O que acontece ao corpo quando carregamos durante demasiado tempo tristeza, medo, impotência, culpa ou stress?
O que acontece ao Sistema Nervoso quando vive constantemente em modo de adaptação e sobrevivência?

Foi nesse processo que compreendi algo que hoje vejo diariamente em consulta:
O corpo guarda histórias...
E a maior parte das vezes, o sintoma não é onde está a causa ou a raiz do problema.
É apenas a expressão de um sistema que está há demasiado tempo em sobrecarga.

O nascimento do Método Corpo Integrado®
Foi da união entre a experiência clínica, a visão sistémica, o estudo do Sistema Nervoso e a minha própria caminhada pessoal que nasceu o Método Corpo Integrado®.
Uma abordagem que olha para a pessoa para além do sintoma, e vai á raiz do problema.
Porque o corpo não é apenas físico.
É também memória, adaptação, emoções, energia e história.
Ao longo dos anos percebi que muitas dores, sintomas e bloqueios persistentes não surgem apenas por alterações físicas.
Muitas vezes são a consequência de experiências que ficaram registadas no corpo, de emoções não processadas, de padrões inconscientes ou de um Sistema Nervoso que vive há demasiado tempo em estado de alerta.
Hoje ajudo pessoas a compreender aquilo que o seu corpo está a tentar comunicar, a libertar padrões de sobrecarga acumulados ao longo da vida e a recuperar a sua capacidade natural de equilíbrio, regulação e autocura.
Formação e Experiência
Fisioterapeuta e Osteopata, pioneira em Portugal em Tratamentos à Distância de Saúde Integral e Sistémica

